segunda-feira, 23 de março de 2015

Ovo Pochê

Pluvia et Sol _ Amateur Gourmet

Ovos


Pochê (que vem da palavra francesa Pocher) é um método de cozimento que se dá através da imersão de alimentos em líquidos (seja  água, leite, caldos, etc). 
Um prato clássico no qual utiliza-se essa técnica é o Ovo Pochê. 
O Ovo Pochê bem feito precisa ter formato arredondado, clara firme e brilhante e gema parcialmente cozida por for e líquida por dentro.

-------------------------------------------------------------------------------

Para muitas pessoas o Ovo Pochê pode parecer um desafio, mas hoje vou ensinar o truque para fazer um Ovo Pochê perfeito!!
Tenho certeza que a partir desse post vocês nunca mais terão medo de fazer um Ovo Pochê, que pode ser servido no café da manhã, no brunch, no fim da tarde ou até mesmo ser utilizado para incrementar o cardápio do almoço ou jantar.


Ingredientes: ovo, torrada, tomate, sal, pimenta do reino e manjericão.

Preparo: Em uma panela coloque água para ferver, enquanto espera que a água ferva, forre uma tigela com papel filme (filme de PVC), unte com um pingo de óleo e com cuidado quebre um ovo sobre o filme, junte as pontas papel filme e dê um nó formando uma trouxinha, quando a água estiver fervendo abaixe o fogo e tempere a água com um pouco de sal. Coloque as trouxinhas na água e deixe cozinhar por 3 minutos e meio, depois abra o filme e finalize o preparo na água por mais um minuto. 
Tire os ovos da água com a ajuda de uma escumadeira e deixe escorrer bem.
Coloque as torradas em um prato, e os ovos sobre as torradas, tempere com sal e pimenta a gosto.
Corte algumas fatias de tomate e enfeite o prato, pique algumas folhas de manjericão e espalhe sobre os ovos e o tomate, tempere com azeite.

Receita do dia: Torrada com Ovos Pochê e Tomate. 



Técnica de fazer trouxinhas de ovo com papel filme para cozinhar o Ovo Pochê.


Depois de cozido coloque o Ovo Pochê sobre a torrada e tempere com sal e pimenta do reino.

 














O Ovo Pochê bem feito precisa ter formato arredondado, clara firme e brilhante e gema parcialmente cozida por fora e líquida por dentro.





                                                                             Fotos de Gabriela Vidigal Ferreira (Sorocaba, Março/2015)



domingo, 22 de março de 2015

Risoto com Parmesão, Azeite e Vinagre Balsâmico

Pluvia et Sol _ Amateur Gourmet

Risotos


O Risoto, que significa literalmente arrozinho, é um prato típico da região Norte da Itália, mais especificamente da Lombardia.
Segundo alguns historiadores, o Risoto nasceu no século XI, quando os sarracenos (forma com que os  cristão da Idade Média chamavam os árabes ou os muçulmanos), que dominavam até então o norte da Itália, trouxeram o grão usado para fazer o Risoto.
A umidade do Mediterrâneo era ideal para a cultura de arroz e o Risoto logo se tornou popular, em pouco tempo vários países passaram a importar o grão diferenciado fazendo do Risoto um prato apreciado não apenas por toda a Europa mas por todo o mundo.

---------------------------------------------------------------

Há alguns dias atrás uma amiga me disse que risoto nada mais é do que arroz empapado!! (rs*) Dei risada e obviamente discordei dela!! 
Então, para mostrar que ela estava errada, fiz uma receita de risoto muito fácil e que acho deliciosa.
Essa é uma ótima opção para quem quer impressionar!!

Ingredientes:1,5 litro de caldo de legumes, 4 colheres de sopa de azeite extravirgem, 1/2 cebola pequena bem picada, 350g de arroz arbório (arroz para risoto), 50ml de vinho branco, 80g de parmesão (ou pecorino) relado, vinagre balsâmico para regar
Rendimento: 4 porções.
Preparo: Coloque o caldo em uma panela e deixe ferver. Mantenha a panela em fogo baixo.
Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela média e refogue a cebola até ficar macia (cuidado para não queimar a cebola!). Acrescente o arroz e mexa até que todos os grão estejam envolvidos pelo azeite; junte o vinho e continue mexendo até evaporar. Adicione algumas conchas do caldo e cozinhe, mexendo até ele ser absorvido. Repita com o restante do caldo, até o arroz ficar cozido al dente (o que leva cerca de 20 minutos). Verifique o tempero e acerte, se necessário.
Tire do fogo , misture o parmesão (ou pecorino) e o restante do azeite com uma colher de pau. Deixe descansar por 1 minuto e sirva. Já no prato em que irá servir, regue com um pouco de vinagre balsâmico e e espalhe um pouco de parmesão (ou pecorino) por cima.

Receita do dia: Risoto com Parmesão, Azeite e Vinagre Balsâmico. 











Foto de Gabriela Vidigal Ferreira (Sorocaba)




PS: Desculpem a baixa qualidade da foto. Foi tirada com a câmera do meu celular pois estava sem minha máquina fotográfica no dia em que fiz essa receita.

domingo, 8 de março de 2015

Sorvete de Café

Pluvia et Sol _ Amateur Gourmet

Sobremesas


A história do sorvete começou há aproximadamente 3000 anos (no ano 1000 A.C), os chineses misturavam flocos de neves e frutas para fazer uma espécie de sorvete; a técnica foi aprendida por Árabes, Gregos e Romanos. Porém, foi Marco Polo, em 1292, que trouxe o sorvete do Oriente para a Itália encantando toda a monarquia européia. 
No Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram toneladas de gelo vindas em um navio norte-americano e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Na época não havia como conservar o sorvete gelado, e, por isso, tinha que ser consumido logo após o seu preparo. Um anúncio avisava a hora exata da fabricação.
O primeiro anúncio apareceu em São Paulo, no dia 4 de janeiro de 1878, com a seguinte mensagem: "SORVETES - Todos os dias às 15 horas, na Rua Direita, nº 44. (Fonte: Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes).

---------------------------------------------------------------------------------
Eu adoro sobremesas que levam café, meu paladar acha divertido brincar com esse sabor!
Então, hoje foi dia de sorvete de café (que aprendi como fazer no programa da Nigella Lawson, no canal GNT)! 
É uma receita leve, fácil, rápida e super saborosa, ideal para finalizar uma tarde divertida entre amigos. Anote aí:

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 300ml de creme de leite fresco, 2 colheres (sopa) de café em pó e Licor de café espresso.
Preparo: Em uma batedeira, coloque o leite condensado, o creme de leite fresco, o café e o licor. Bata até que a consistência fique firme. Leve ao congelador.
Na minha receita, depois de congelado, mais precisamente na hora de servir(!),  incluí folhas de hortelã, não apenas para decorar mas também porque combinam super bem com o sabor do café e ajudam a dar leveza ao sorvete.

Receita do dia: Sorvete de Café .


                                                                                     














                                                                                  














Fotos de Gabriela Vidigal Ferreira (Sorocaba, Março/2015)

domingo, 1 de março de 2015

Sopa de Beterraba

Pluvia et Sol _ Amateur Gourmet

Sopas


A palavra beterraba  é derivada do substantivo francês Betterave (bette = acelga / rave = nabo). A beterraba tem valiosas propriedades medicinais pois é rica em sais minerais, vitaminas e carboidratos (BALBACH e BOADIM, 1992). 

Cada 100 gramas de beterraba contém (Fonte: Wikipédia):
Calorias - 50kcal
Proteínas - 3g
Gorduras - 0g
Vitamina A - 2 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 50 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 50 mcg
Vitamina B5 (Niacina) - 0,600 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 35,2 mg
Potássio - 350 mg
Sódio - 95 mg
Fósforo - 40 mg
Cálcio - 25 mg
Zinco - 0 mg
Ferro - 2,50 mg
Manganês - 0,5 mg
--------------------------
Assistindo o programa da Bela Gil no GNT na semana passada, aprendi uma receita muito fácil de sopa de beterraba. Achei interessante pois é uma sopa que pode ser servida quente ou fria e o preparo é bem simples.

Ingredientes:  Cebola, Beterraba, Água, Sal e Azeite. 
Para a receita que preparei hoje, além dos ingredientes acima utilizados pela Bela Gil, também utilizei: folhas de manjericão frescas, algumas gotas de molho inglês, um pouquinho de mostarda e para finalizar o prato decorei com creme de leite.

Preparo: Pique a cebola, descasque e corte as beterrabas em 4 pedaços. Refogue a cebola no azeite e acrescente os pedações de beterraba, a água e tempere com sal, deixe ferver até que a beterraba amoleça. Quando a beterraba estiver macia (para confirmar o ponto da beterraba, basta tentar cortá-la, se for fácil já está no ponto) coloque tudo no liquidificador acrescentando as folhas de manjericão, o molho inglês e a mostarda. Bata até que a mistura fique homogênea. 
Para acompanhar a sopa (que servi fria), fiz um suco de maracujá natural, deixei as sementes do maracujá no suco porque gosto muito da "crocância" que elas deixam (rs**), mas para quem não gosta das sementes é sempre possível coar o suco.

O resultado é lindo e super saboroso!

Receita do dia: Sopa de Beterraba. 

Principais ingredientes da nossa sopa fria de beterraba 

















Foto de Gabriela Vidigal Ferreira (Sorocaba, Março/2015)



                                                                                                                            Sopa de beterraba decorada com creme de leite












                                                                                                          
Foto de Gabriela Vidigal Ferreira (Sorocaba, Março/2015)